-
Arquitetos: OPUS ; OPUS
- Área: 500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Isaac Ramirez
-
Fabricantes: Construimos EA S.A.S, Cydeca S.A.S, Maria Paula Zuluaga
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, localizada num entorno natural a 2200 m de altura, pretende se abrir de uma maneira sensível para as diferentes paisagens que a rodeiam propondo limites difusos entre o interior e exterior da residência. O módulo social, orientado para o leste, e o módulo de dormitórios, orientado para o oeste, se conectam através de um corpo central de acesso em relação com os espaços exteriores definidos entre eles.
Uma sucessão de dobras na cobertura vegetal evocam os movimentos das montanhas do entorno e configuram a espacialidade interior.
No interior, a área social é num espaço comum de grande pé-direito, potencializando as vistas do vale. Uma circulação, ampla e sinuosa em relação com a área central e com os pátios intermediários, distribui o acesso aos dormitórios que se abrem para o bosque.
A estrutura metálica está em contato com a pedra e a madeira de pinus como materiais predominantes da casa tanto no interior como no exterior.
A inércia térmica que aporta a cobertura vegetal unida às estratégias de captação solar das claraboias e a cobertura de vidro do módulo central permitem esquentar o interior e preservar o conforto térmico ante as varições térmicas entre o dia e a noite.